Lavar e escovar seu cachorro regularmente é importante, não só para deixá-lo bonito, mas para prevenir infecções e parasitas. Sempre examine a pele de seu cão para ver se há sarna ou erupções, limpe seus olhos e orelhas e use xampu anti-parasitas. Os carrapatos são especialmente perigosos, pois transmitem a perigosa doença de Lyme. Os cães não precisam de uma dieta exclusivamente carnívora, e você pode alimentá-los com frutas e vegetais com segurança.
Na natureza, os lobos às vezes suplementam sua dieta com plantas. No entanto, alguns alimentos são perigosos para seu cão. O chocolate pode ser mortal, especialmente para cães pequenos, devido a uma substância química encontrada no cacau chamada teobromina.
Ossos crus ajudam a manter limpos os dentes de seu cão, mas nunca dê ossos cozidos, porque eles tendem a se quebrar em lascas pontudas. Mantenha iscas para lesmas, veneno de arato e anticongelante longe de seu cachorro – cães gostam do gosto e podem ingerí-los em doses fatais. Em um dia quente, fique atento ao recipiente de água de seu cão. Encha-o com água fria da torneira, e lembre-se de fazer isso várias vezes por dia.
Todos os cães precisam de exercício, e o ideal é você passear com ele ao menos uma vez por dia. A freqüência de exercícios vai depender da raça e se vocês moram em um apartamento ou uma casa com quintal. Verifique se a raça de seu cão é suscetível a ataques cardíacos ou super aquecimento.
A melhor coisa que você pode fazer pelo seu cachorro é conhecê-lo bem. Se ele se comportar de forma estranha, ou se ele parecer indolente ou cansado demais, leve-o ao veterinário. Picadas de cobra, envenenamento e a doença de Lyme podem ser tratados se detectados a tempo.
Fonte: Animal Planet
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
Cuidados caninos
Postado por
J.Lage
às
14:19
Marcadores: cuidados caninos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário