terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Gatos?

Falamos bastante sobre doenças, vacinações, alimentação e conselhos gerais sobre os cães, porem os gatos, também merecem nossa atenção e necessitam de cuidados especiais.

Muito admirado por algumas pessoas e odiados pelos que não os conhecem, estes animais são muito fiéis aos donos, independentes, corajosos e também necessitam de atenção médica veterinária quanto a sua alimentação, e saúde de um modo geral.

Aos dois meses de vida o gatinho deve ser levado ao consultório veterinário para iniciar seu esquema vacinal, que ao contrário do que acontece, o gato necessita de outras vacinas, alem da anti-rábica.

Esta vacinação a ser realizada, protegerá o gatinho contra doenças respiratórias, tão graves nesta fase da vida, e reforços anuais devem ser feitos para assegurar uma vida longa e saudável.

O esquema vacinal do gato pode ainda incluir a vacinação contra leucemia felina, doença que não tem cura e seu fim é sempre trágico.

Alem de vacinar, seu gato deve ainda ser desparasitado, utilizando-se vermífugos e anti-pulgas recomendados sempre por um medico veterinário.

Jamais medique seu gato por conta, estes animais, são extremamente sensíveis a muitos medicamentos, se ele ficar doente consulte sempre um veterinário, e não o balconista da loja, pois a rotina da clinica médica felina, nos mostra sempre quadros agravados por erros de medicamentos e doses erradas.

Existem ainda muitos mitos sobre os gatos, como má sorte, doenças terríveis transmitidas ao homem, porem necessitamos muito nos informar, sobre o que é verdade ou não.

No caso de doenças que o gatos pode transmitir ao homem, que nós chamamos de zoonoses, a toxoplasmose é sem duvida a mais famosa de todas, no gato ela quase não traz conseqüências, porem aos homens, pode ser ate fatal, como evitá-la: regras básicas de higiene, não se alimentar com carnes cruas ou mal passadas quando a origem é duvidosa, evitar contato muito próximos com filhotes de gatos e sempre ao limpar a caixa de areia utilizar luvas e mascara para evitar a aspiração do toxoplasma, e sempre lavar bem as mãos ao fazer estas tarefas.

Outra doença que pode ser transmitidas ao homem chama-se "Tinha" ou "anel de Santa Catarina", causada por fungos que no homem causam lesões de pele de forma circular de borda vermelha e coça muito. Se acontecer com você, procure um dermatologista.

Ter gatos é uma atitude saudável e muito divertida quando tomamos todos os cuidados com sua saúde. Não devemos deixá-los procriar sem controle e nunca devemos abandonar os filhotes soltos nas ruas, isso é muito ruim para a saúde dos homens e dos próprios animais.

E se você ainda não gosta dos gatos, procure conhecê-los melhor e não tenha a atitude tão covarde de envenená-los, isso é crime.


Dr. Adilson Ramos Junior


CRMV-SP 13191

Nenhum comentário: