quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

CONHEÇA AS ZOONOSES CAUSADAS POR VERMES DOS CÃES E GATOS

"BICHO-GEOGRÁFICO"

Esta doença, também chamada de Larva Migrans Cutânea, é uma inflamação na pele causada pela larva do verme Ancylostoma spp. Como a larva migra através da pele, o que causa muita coceira, forma lesões sinuosas que se parecem com um mapa, por isso o nome de "bicho-geográfico". O tratamento é lento, porém há cura.

CONTAMINAÇÃO
Cães e gatos com verminose contaminam praias, tanques de areia e jardins de parques infantis, através das fezes que possuem ovos de Ancylostoma spp. Esses ovos se transformam em larvas, que estão prontas para penetrar na pele de animais e pessoas. Nos animais causará a verminose intestinal, e no homem a Zoonose, "bicho-geográfico".

LARVA MIGRANS VISCERAL
Trata-se de uma doença infecciosa que é adquirida pela ingestão de ovos provenientes do verme Toxocara spp e caracteriza-se pelo alojamento de suas larvas em diferentes partes do corpo humano. Os sintomas podem variar de dores abdominais, náuseas, vômito, tosse e febre, até o estrabismo, diminuição da visão e cegueira, caso haja alojamento da larva em tecidos oculares.

CONTAMINAÇÃO
O ser humano se infecta quando tem contato com o solo contaminado e levando as mãos à boca ingere os ovos larvados. Por isso, é mais comum em crianças que brincam na areia.

DIPILIDIOSE
Causada pelo Dipylidium caninum, um tipo de verme chato. Ocorre quando há ingestão acidental dos ovos ou quando há ingestão de pulgas contaminadas por este verme.

CONTAMINAÇÃO
O ser humano se contamina quando ingere acidentalmente as cápsulas com os ovos e quando leva as mãos à boca - o que leva à formação de cistecercos no organismo.

Portanto, ocorre tanto pela ingestão dos ovos do parasita presentes no ambiente em que o animal contaminado vive, quanto pela ingestão da pulga contaminada pelo verme, principalmente quando os animais dormem na cama junto às pessoas.
Após a ingestão, a forma jovem se desenvolverá no intestino do homem, podendo chegar a 50cm de comprimento. Em altas infecções, a tênia causa dores abdominais, diarréia e perda de peso.

HIDATIDOSE
É causada pela ingestão acidental do ovo do verme chato chamado Echinococcus granulosus. Esse parasita é comum nas regiões com criação de ovinos, pois eles são os hospedeiros intermediários, mas também podem ocorrer em bovinos e suínos.

CONTAMINAÇÃO
Os cães se contaminam ao ingerir órgãos internos dos hospedeiros intermediários contaminados com a tênia adulta, e o homem ao ingerir acidentalmente os ovos. No organismo humano as larvas se desenvolvem em grandes esferas cheias de líquido chamadas cistos hidáticos. Os sintomas variam conforme a localização do cisto, que pode ser no fígado, rins, pulmões ou até no sistema nervoso central.

No fígado pode causar dores, desconforto, inchaço do abdômen. Nos pulmões pode ocasionar tosse e dificuldade respiratória. Se por acaso o cisto se romper, pode ocasionar uma reação grave e até a morte.

Para mais informações sobre as Zoonoses, procure seu Médico Veterinário.

Fonte: Bayer

Nenhum comentário: