Os acidentes em geral podem ocorrer em várias situações, mas é sempre a conduta humana responsável pelas reações do comportamento de cada indíviduo canino, independente da raça. Os acidentes podem ocorrer dentro da própria residência e contra o próprio dono, ou em locais públicos contra outras pessoas ou animais. O maior número de acidentes domésticos ocorrem com crianças, pois as mesmas costumam "desafiar" os limites dos animais.
Um cão educado torna-se mais disciplinado e controlado, o que contribui bastante para a prevenção de acidentes, haverá também um relacionamento prazeroso, onde prevalecem a autoridade (do proprietário) e harmonia, seja nos passeios, em consultórios veterinários, na hora do banho, na hora da alimentação, nas brincadeiras, etc.
Todos os cães podem defender-se de algo ou de uma situação que represente perigo, e isto pode terminar em mordidas, portanto, o melhor é ensiná-los desde cedo. As crianças costumam divertir-se bastante deixando os cães a mil por hora.
Se o filhote possuir temperamento calmo, não haverá problema, mas se for do tipo "esquentadinho", a tendência é desenvolver um temperamento bastante agitado; o correto é não insistir em brincadeiras em que os filhotes sejam estimulados a morder.
A conscientização de proprietários para ensinar obediência e a orientação dos pais aos filhos em situações de riscos são também fatores importantes na posse responsável.
A necessidade real é que todos os proprietários ou condutores de cães procurem obter conhecimento de comportamento canino e ter habilidade para manuseá-los.
Fonte: Animal Livre
sexta-feira, 14 de março de 2008
A Importância de Educar um Animal
Postado por
J.Lage
às
12:02
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário