sexta-feira, 18 de abril de 2008

Gatos: alimentação e saúde

Sim, os gatos são mais enjoadinhos para comer. Mas nada complicado. Com essas dicas, você vai tirar de letra.

A alimentação, como no ser humano, é decisiva para a saúde do animal. E não pense que ele pode comer a mesma comida que seu dono. As necessidades dos felinos são diferentes das do ser humano. Por isso, se não optar por ração, oriente-se melhor com o seu veterinário para que ele não fique mal nutrido.

O gato aprende rápido a pedir o que gosta, mas esquece dificilmente depois que está habituado. Portanto, cuidado com o excesso daqueles alimentos conhecidos como agrados. Se você acostumá-lo mal, vai ser difícil fazer com que ele se habitue à ração. E não é saudável dar certos petiscos diariamente para o bichinho. Abaixo, algumas dicas valiosas da veterinária Elizabeth Estevão.

- Felinos são bastante sensíveis e avessos a mudanças. Assim, se tiver que alterar a alimentação, comece com pequenas porções, e preferencialmente misturadas ao alimento habitual.

- Ofereça sempre alimentos de boa procedência e dentro do prazo de validade.

- Evite comprar embalagens não originais, ou vendidas a granel. Por estarem fora da embalagem adequada, podem estar contaminadas ou deterioradas e prejudicar a saúde do bichano. Nunca se sabe se o alimento mal embalado teve contato com insetos ou roedores.

- Não deixe muita comida no prato, para evitar exposição prolongada e deterioração. Filhotes devem fazer quatro a cinco refeições ao dia; gatos adultos, duas ou três.

- Mantenha sempre água limpa e fresca. Troque-a sempre, mesmo que não tenha acabado.

- Embora carnívoros, os animais domésticos acabaram se adaptando a outros alimentos como rações industrializadas (que têm fórmulas completas e balanceadas). Por isso, não pense que seu bicho estará mal alimentado se só comer esse tipo de comida.

- Caso seu gato goste e aceite, legumes e frutas são permitidos.

- Evite oferecer massas em geral. Elas podem levar à obesidade, formação de gases intestinais, obstipação intestinal, desvitalização e queda de pêlos. Porém, pequenas quantidades não costumam trazer problemas.

- Leite e derivados, apesar de serem os preferidos dos gatos, podem causar diarréia ou constipação intestinal, por isso, é melhor evitar.

- Doces devem ser evitados. Além de problemas digestivos, seu consumo pode acarretar obesidade e afetar os dentes.

Consultoria:
Dra. Elizabeth Estevão, veterinária e professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS) - (11) 5085-3141

Nenhum comentário: