Os cães exigem cuidados e atenção. Eles podem ficar até doentes se sentirem muita falta do seu dono. Veja tudo o que você precisa pensar antes de levar um cachorro para casa
Os cães costumam apegar-se mais aos donos do que os gatos. Eles necessitam de companhia e atenção. Reserve alguns momentos do dia para dar atenção a ele. - Se tiver que se ausentar por dias, providencie alguém que possa dispensar-lhe atenção cuidados básicos (água, alimento, higiene).
- Algum familiar ou amigo pode substituir você, visitando o cachorro em sua própria casa, principalmente se ele for um cão de guarda. Ou ele poderá ficar hospedado na casa de alguém, pet shop, hotel ou clínica veterinária.
- Outra alternativa é levar o cachorro para viajar. Alguns hotéis e pousadas já oferecem estadia a animais. Informe-se sobre as condições, considere o tempo de viagem, o meio de transporte e como acomodá-lo.
- Caso decida trazer para casa outro animal, informe-se sobre suas características. Os canídeos têm forte senso de território, portanto, o que chegou primeiro será sempre o dono da casa. Mesmo que o novo amigo seja maior ou mais forte, deverá submeter-se ao mais antigo.
- Machos e fêmeas costumam adaptar-se melhor que dois machos ou duas fêmeas, porém, nesse caso, considere a possibilidade de acasalamento. A castração de um ou de ambos pode ser a solução, caso não queria crias.
- Caso haja novos membros na casa (um bebê, por exemplo), faça a aproximação lentamente e com cuidado.
- Tenha consciência que possuir um cachorro significa a perda de um pouco de liberdade. O cão precisa de cuidados e companhia, não importa se é sábado, domingo, feriado ou férias.
- Lembre-se que o cachorro gera alguns gastos, com vacinas e alimentação
- Um cão pode gerar problemas com a vizinhança. Esteja preparado para isso.
- Nem todo mundo gosta de cachorros e muitas pessoas têm medo. Respeite a opção de cada um e muito cuidado para que seu animal não morda ninguém.
terça-feira, 1 de abril de 2008
Manual do cão
Consultoria: Enciclopéria doCão Royal Canin e Dra. Elizabeth Estevão, veterinária e professora da Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (FACIS) (11) 5085-3141
Postado por
J.Lage
às
15:09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário