BELEZA E RESISTÊNCIA
Cores vivas, muita beleza, facilidade de manutenção e reputação de lutador. Estas são as "armas" do Betta para conquistar mais e mais admiradores.
O peixe-de-briga (Betta splendens) está entre os mais procurados por aqueles que apreciam um belo aquário e engrossam a lista deste que é um dos mais populares hobbies do mundo.
Quem vê a graça dos seus movimentos e as variadíssimas colorações, todas com reflexos iridiscentes (das cores do arco-íris) na cauda e nadadeiras, não faz idéia de que esta espécie descende de peixinhos pouco coloridos. Seus ancestrais viviam na Tailândia, Sri-Lanka e Malásia em arrozais, águas paradas, açudes, córregos e pântanos. Eram menores que os atuais, de cor marrom acinzentado claro ou verde acinzetado com ou sem faixas laterais escuras e viviam escondidos nas sombras entre as plantas, para abrigarem-se de pássaros pescadores.
Sua resistência, agressividade e adaptabilidade a aquários pequenos fizeram com que os criadores os aprimorassem nos últimos 200 anos, aumentando o instinto de briga típico dos machos, para utilizá-los em lutas, algumas com vultuosos apostas.
Ao mesmo tempo, foram desenvolvidas novas cores, tamanhos e formatos das nadadeiras, tanto que as caudais são divididas atualmente em cinco tipos (veja ficha) e podem chegar a ser tão longas quanto o comprimento do corpo.
As fêmeas, menores que os machos, apresentam também diversidade de cores, mas não têm nadadeiras tão grandes.
Fonte: UOL Bichos
segunda-feira, 28 de abril de 2008
Saiba mais sobre o Betta
Postado por
J.Lage
às
10:46
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário