sábado, 10 de maio de 2008

Características de um camaleão

Faz parte da classe dos répteis e esta numa família muito conhecida: a dos lagartos conhecidos a muitos e muitos anos. Porém existem espécies variadas de camaleões principalmente em regiões secas.

Os camaleões tem algumas características especificas que além de os ajudar muito na natureza fazem com que eles se tornem um bichinho curioso e um tanto diferente.Um exemplo dessa característica que chama muito a atenção das pessoas são os olhos que podem se mover independentes um do outro , isso ocorre pois eles recebem uma imagem separada da outra quando chega ao encéfalo, porém se vão atacar uma presa ou fazer algo que exija uma concentração grande eles precisam focar a atenção e fixar os olhos só naquilo que pretendem.

Além disso, eles têm uma língua bem comprida que pode chegar a medir 1 metro, e essa língua consegue sem dificuldades sugar qualquer inseto isso sem o animal nem precisar se mover de lugar facilitando sua apreensão de alimentos. Essas vantagens são imprescindíveis e de grande utilidade para camaleões uma vez que são animais que não tem velocidade nenhuma ao se deslocar pelo contrário são bem lentos.


Os membros de um camaleão devem ser longos e o animal não pode apresentar dificuldades em subir em arvores já que suas patas e caudas formam como se fossem pinças e os ajuda na movimentação.


São animais que possuem uma resistência bem grande, com uma pele bem seca e rústica totalmente apropriada para ambientes áridos, montanhoso eles possuem uma pele com muita queratina para resistirem tão bem assim. Eles também são bem conhecidos pelas pessoas pela sua capacidade de mudar de cor ficando das formas mais variadas já vistas. Isso ocorre não só por que as vezes ele precisa escapar do predador ou estão se sentindo inseguros como também isso vai depender muito do estado físico e psicológicos que o animal vai se encontrar.


São animais que em sua grande maioria vivem em árvores ou arbustos, salvas raras exceções de algumas espécies que preferem viver no chão.


São bichos bem solitários já que não se dão bem com animais nem que sejam da mesma espécie, até mesmo com fêmeas a única hora que eles as aceitam é do acasalamento e ainda assim devem ser monitorado para não correr o risco de um matar o outro.Na natureza costuma se alimentar de insetos principalmente.Gostam de Sol e locais quentes.Facilmente você pode diferenciar machos de fêmeas já que machos possuem na parte de trás das patas uma espécie de barbatana e as fêmeas não tem isso, isso nasce com o animal.

Fonte: Petsite

Nenhum comentário: