As temperaturas baixas, que trazem tantas gripes e complicações respiratórias para as pessoas nesta época do ano, também podem ser implacáveis com a saúde de animais domésticos. Os cachorros, principalmente, precisam de cuidados especiais, trabalhos de prevenção e de observação para evitar problemas típicos das estações mais frias.
Segundo a médica-veterinária Hyppolita Insensee de Barros, existem três doenças típicas do outono-inverno que costumam vitimizar os cães e exigem muitos cuidados: a cinomose, a traqueobronquite infecciosa canina ou “tosse dos canis” e a pneumonia. Os gatos têm situação diferenciada porque têm independência maior na hora de buscar locais aquecidos, porém têm doenças respiratórias que incidem a qualquer época, independente da temperatura.
A cinomose é uma doença viral, que acomete os cães. A contaminação acontece, principalmente, pelas vias respiratórias. De acordo com a médica-veterinária, trata-se de uma doença grave, de difícil tratamento, que pode evoluir para pneumonia e até atingir o sistema neurológico do cão.
Sintomas
Para os donos dos animais é importante verificar sintomas como o corrimento nasal, catarro, espirros, tosses ou secreção ocular. De acordo com Hyppolita, ao perceber qualquer um desses sintomas é preciso levar o animal imediatamente ao veterinário. Quanto antes detectada e tratada a doença, maiores são as chances de recuperação.
Fonte: A Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário