Aconteça o que acontecer, tenha paciência e não grite. Irritação e gritos criam medo e dificultam o aprendizado. Além disso , o ouvido do cão é muito sensível. Ao censurá-lo, basta mudar de expressão e o tom de voz.
Deixe claro que o líder é você (quanto mais agressivo e dominante o animal, tenha mais cuidado com este aspecto, senão ele o dominará). Evite dar abraços e beijos, pode ser interpretado como sinais de submissão do dono ( sempre tem alguém da casa que o animal obedece mais : ele considera essa pessoa seu superior , digamos assim, o chefe da matilha).
Se ele se mostrar muito excitado, relaxe-o alisando a pelagem no sentido contrário ao nascimento dos pelos. Isso alterará o comportamento do cão e fará com que ele preste atenção em você.
Uniformize os tons de voz que as pessoas da casa usam para os comandos. A repreensão deve ser sempre o mesmo tom enérgico, enquanto o elogio precisa revelar carinho e estímulo ( não adianta repreende - lo falando em tom de voz que se usa com uma criança: o animal percebe o tom da voz, mas não o que as suas palavras querem dizer).
Defina bem as proibições. Combine com seus familiares o que o animal pode e o que não pode fazer. Todos da casa devem seguir isso ( o animal fica confuso com ordens conflitantes - uma pessoa da casa, por exemplo, deixa ele subir no sofá, outra não. Ele não saberá a quem obedecer e o que pode ou não fazer).
Nenhum comentário:
Postar um comentário