Comprar um cachorro exige responsabilidade. Para garantir o bem-estar do animal e um convívio harmonioso com seus proprietários, é recomendável, antes de adquiri-lo, pesquisar as características físicas e comportamentais das diversas raças que existem no mercado.
"Nem sempre cães de pequeno porte são os mais adequados para quem mora em apartamento ou espaços limitados. Em geral, as raças menores têm metabolismo acelerado e são mais agitadas. Algumas latem muito", explica Mauro Lantzman, veterinário especializado em comportamento animal da PUC-SP.
Lantzman salienta, no entanto, que a forma de agir dos cães não é determinada apenas por fatores genéticos. "Cerca de 80% das queixas dos donos se referem a fatores ambientais ou ao mau adestramento", salienta.
Ainda assim, fica mais fácil acertar na compra quando se conhece melhor as características das raças. "Cachorros como o poodle e o yorkshire são muito carinhosos, enquanto o husky siberiano é mais independente. É mais fácil prever a forma de agir de animais com pedigree", afirma a veterinária Tânia Parra Fernandes, da Universidade Metodista. Segundo Tânia, aspectos como o sexo do animal também devem ser levados em conta. "Machos costumam urinar pela casa para demarcar território."
Nenhum comentário:
Postar um comentário