Tornar-se o "herói dos bichos" não é uma tarefa tão simples assim, embora quem alcance esse sonho dificilmente se arrependa.
Quem sonha em estudar Medicina Veterinária deve estar ciente de que serão cinco anos de muito estudo, sendo os dois primeiros dedicados às disciplinas teóricas como biofísica, genética, citologia e até mesmo bioestatística! Somente no terceiro ano é que você começará a se ver rodeado de animais e realmente apaixonar-se pela profissão que escolheu.
Entretanto, muitos alunos chegam nessa fase e ainda não sabem qual caminho seguir ao concluir a graduação. Nada mais normal. Com o decorrer do curso, os estudantes percebem que a profissão vai muito além de salvar a vida de animais...
Veja as áreas de atuação desse profissional:
- Clínica e cirurgia de pequenos ou grandes animais
- Docência e pesquisa em universidades
- Epidemiologia veterinária e saúde pública
- Vigilância sanitária e inspeção de produtos de origem animal
- Produção animal
Outras áreas promissoras são:
Consultoria
Os consultores ajudam os clientes a pensar na melhor maneira de resolver problemas específicos. Um veterinário pode atuar como um consultor de uma empresa veterinária para clínicos de pequenos animais, por exemplo. Para isso é fundamental ter experiência a partir de conhecimentos do mercado de saúde animal.
Agronegócio
Basta olhar o grande mercado de exportação de carne do Brasil.
Indústrias/empresas de saúde animal
O veterinário pode atuar na área de pesquisa e desenvolvimento, controle de qualidade ou ainda no marketing e comercialização de produtos tanto na indústria veterinária como de produção de ração.
Medicina veterinária preventiva
Esse campo apresenta tendência de crescimento, uma vez que o enfoque do mercado veterinário vem mudando cada vez mais de curativo para preventivo.
Institutos de pesquisa
Com as portas abertas pela engenharia genética, principalmente quando associada à reprodução de espécies ameaçadas de extinção, a profissão de veterinário ganha mais um campo de atuação.
Especializações
Os veterinários que hoje possuem uma especialização (cardiologista, neurologista, radiologista, etc) diferenciam-se no mercado de trabalho.
Organizações Não-governamentais (ONGs)
O trabalho solidário de médicos veterinários tem ajudado muito a salvar espécies ameaçadas de extinção, conscientizar a população sobre posse responsável, evitar a superpopulação e o abandono de cães e gatos, entre outros serviços. Estabelecendo parcerias com ONGs, o veterinário assume compromissos com a sociedade e impulsiona o mercado e o profissionalismo.
Perícia médico-veterinária
Os peritos atuam sobretudo na investigação da causa mortis de animais.
No Brasil há 132 cursos de Medicina Veterinária atualmente, sendo oferecidas 11.151 vagas no total. Para mais informações sobre o mercado de atuação do médico veterinário, visite o site www.cfmv.org.br do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Dados de todas as faculdades existentes no País podem ser obtidos no site do Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais http://www.educacaosuperior.inep.gov.br.
Nenhum comentário:
Postar um comentário