quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Como controlar pulgas?

Você sabe mesmo quando seu cachorro ou gato está com pulga?


A maioria dos donos de cachorros e gatos não sabe afirmar com certeza se seu pet está ou não com pulga. O fato é que as pulgas são um problema muito comum, que a gente só vê quando o pet começa a se coçar, se arranhar e até a morder a própria pelagem.


Além das picadas que incomodam, o que as pulgas causam em você e no seu pet?


As picadas provocam irritação e problemas de pele nos pets. Esse desconforto atinge as pessoas também, pois as pulgas geralmente pulam nelas. Mas o problema não termina por aí. As pulgas transmitem doenças tanto para as pessoas como para os pets.


Alguns pets desenvolvem dermatite alérgica por picadas de pulgas. Esse tipo de alergia a pulgas pode desencadear uma reação bastante desagradável, pois ele não pára de se coçar, ferindo sua pele.


As pulgas podem transmitir tênia (ou solitária) tanto para cães como para gatos, quando eles as ingerem tentando se livrar da coceira.


As pulgas estão associadas à transmissão da bactéria Bartonella henselae, conhecida por causar sintomas semelhantes a um leve resfriado nas pessoas.


As pulgas também podem transmitir espécies da bactéria Rickettsia que provoca febre e erupções nas pessoas.


A sua casa ou apartamento esconde esse problema de pulga?
Você sabia que se seu pet está com pulga, a sua casa ou apartamento pode estar escondendo a maior parte desse problema? As pulgas ditas adultas que estão no seu cachorro ou gato são apenas a ponta do iceberg, ou seja, representam só 5% de toda a infestação. Os outros 95% estão na forma de ovos, larvas e pupas de pulgas que seu cachorro ou gato vai espalhando ao andar por toda sua casa ou apartamento. E esses 95% vão se transformar nas chamadas pulgas adultas em poucas semanas.


Faça o teste da pulga
Esperar prá ver seu cachorro ou gato começar a se coçar pode significar ter uma infestação em casa difícil de resolver. O primeiro passo pra evitar todos esses problemas com pulgas é simples: basta examinar regularmente seu cachorro ou gato pra ver se há algum sinal de pulga.
E como saber com certeza se seu cachorro ou gato está ou não com pulga? É possível ver pulgas na pele, repartindo-se o pêlo, principalmente próximo à base da cauda. Mas em geral não é fácil encontrá-las. Portanto, a melhor maneira é procurar suas fezes, ou seja, pequenos pontos pretos na pele do animal que são na verdade sangue seco excretado pelas pulgas.


  • Penteie o pêlo do seu cachorro ou gato sobre um papel ou pano de cor clara e verifique se cai algum ponto preto como descrito acima.


  • Se você vir algum pontinho preto, coloque-o num pedaço de papel ou pano molhado e veja se ele se dissolve numa mancha de cor vermelha ou marrom. Se isso acontecer, seu cachorro ou gato está com pulga.


  • Se você não vir nenhum pontinho preto e seu cachorro ou gato ainda estiver se coçando ou perdendo pêlo, consulte seu veterinário.

Como você faz o controle de pulgas
Se seu cachorro ou gato tem pulga, é importante enfrentar todo o problema e não apenas as pulgas adultas. A melhor estratégia é utilizar um programa de controle integrado de pulgas recomendado pelos médicos veterinários. Para isso, adote a seguinte medida para o controle eficaz desses parasitas:
Proteja seu pet e sua casa: trate seu cachorro ou gato com um produto que contenha uma substância que mate as pulgas adultas e que impeça o desenvolvimento de seus ovos e larvas.


Para mais informações visite o site da Merial.
http://www.merial.com.br/


Fonte: Merial

Nenhum comentário:

Postar um comentário