quarta-feira, 9 de janeiro de 2008

Pedigree avança no mercado para cães

"Cachorro é tudo e Bom". Com este slogan, com a assinatura da TBWA Brasil, a marca de rações para cães Pedigree (Mars) acertou em cheio o coração dos milhares de donos de cachorro no País. Para quem tem não há como não identificar o seu cão nos focinhos que aparecem nos comerciais. De diferentes raças e tamanhos, eles, os cachorros, são todos iguais: amam os donos incondicionalmente e mesmo depois de uma ótima refeição têm a cara-de-pau de pedir um pedacinho daquilo que o dono está comendo.

Em relação à refeição, no ano passado foram produzidas 1,84 milhão de toneladas de alimentos para cães e gatos, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Alimentos para Animais de Estimação (AnfalPet). Trata-se, no entanto, de um mercado que pode ser ainda maior. De acordo com a entidade há 29,7 milhões de cães e 14 milhões de gatos no Brasil, ou seja, um consumo potencial de 3,77 milhões de toneladas/ano, o que daria ao País a segunda colocação mundial na produção de alimentos para cães e gatos.

Com um potencial desse, a Mars, dona das marcas Pedigree e Whiskas apresenta números bem mais positivos do que o mercado no ano passado. Na área de alimentos para cães, a empresa cresceu 30%, enquanto que o segmento de alimentos para gatos ficou na casa dos 12%. O mercado total, segundo dados da AnfalPet, cresceu cerca de 5% no ano passado, um número bem abaixo dos 11% que foram projetados no início de 2007.

Mas qual foi o segredo da Mars para manter um incremento tão alto em um ano tão difícil para o setor? "A companhia optou por investir na comunicação com o consumidor, relançando a marca e renovando a linha de produtos", afirma o diretor de marketing da Mars no Brasil, John Ament. No ano passado, a marca Pedigree teve um investimento 35% maior em comunicação em relação a 2006 e Whiskas teve um incremento de 15%.

"Para 2008, os planos são de investir ainda mais em comunicação, uma estratégia que deu um ótimo resultado ao longo do ano passado, além de lançar produtos, uma vez que trata-se de um mercado muito competitivo, com mais de 135 fabricantes", afirma Ament.

O executivo conta que o conceito de ser "louco por cachorro" permitiu à companhia realizar uma série de parcerias com escolas de treinamento, comunidade veterinário e ONGs como a Arca, e ações para diferentes públicos, como caminhadas, competições e, recentemente, a edição de um guia de viagens com cães, em parceria com a revista Quatro Rodas (Editora Abril). "Nele, o dono de animais de estimação tem informações sobre hotéis e restaurantes, além de dicas para a viagem." (Fonte: Gazeta Mercantil)

Nenhum comentário: