domingo, 27 de janeiro de 2008

Voluntários ajudam gatos abandonados no Taquaral

Para os que se dedicam a tratá-los, eles são capazes de sentir na pele as mesmas dores físicas e emocionais do que os homens. Verdade ou não, os gatos estão longe de ser unanimidade.

No Parque Portugal (Lagoa do Taquaral, em Campinas), onde são constantemente abandonados, a vida desses felinos depende apenas da boa vontade de voluntários. Nos últimos 14 anos, a rotina da dona de casa Sueli Campos sempre foi predominantemente voltada para os gatos.

Além dos 26 que possui em casa, essa mulher de 60 anos ainda encontra entusiasmo para alimentar os cerca de 30 felinos que vivem no parque. Praticamente todos os dias, ela sai de casa por volta das 9h, com 12 quilos de ração. Aos poucos, cada um de "seus filhos" começa a se aproximar para receber a dose de alimento que lhe é reservada. Sueli e outros voluntários se revezam durante a semana para que jamais falte comida aos bichanos.

Mas as boas intenções da dona de casa nem sempre agradam. "Já tive de ouvir muitas coisas das pessoas que freqüentam o parque. Mas prefiro ser ofendida do que ver um gato maltratado quando eu estiver por perto", afirmou. Sueli sabe que muitas das queixas são de criadores de pássaros que vêem nos gatos uma constante ameaça. "Nós damos comida justamente para que eles não precisem atacar as aves."

O administrador do parque, José Aparecido Ferreira, faz uma ressalva. "Respeito demais o trabalho dos voluntários, mas precisamos organizar a ação de cada um para que não haja problemas com os demais freqüentadores do parque." Recentemente, o administrador reuniu todos os voluntários para pensar em medidas que facilitem a alimentação dos gatos. "Iremos criar pontos e horários específicos para a alimentação dos gatos. Já orientamos os voluntários a deixar de colocar ração em caixas de papelão e copos com água que possam criar focos de dengue", afirma Ferreira.

Outra questão que preocupa tanto a administração do parque quanto os voluntários é em relação ao freqüente abandono dos gatos no Taquaral. "Precisamos conscientizar a população a não trazer mais filhotes de gatos para o parque. Poucos têm a sorte de ser adotados, o que só aumenta o problema."

Cosmo on Line

Nenhum comentário:

Postar um comentário