terça-feira, 13 de maio de 2008

Artigo – O melhor amigo do homem

Hoje não quero desmerecer as outras espécies, mas gostaria de homenagear os caninos que ao longo do tempo têm feito muito por merecer.

O cão é um dos animais de estimação mais antigo e mais conhecido nos dias atuais, principalmente pela sua lealdade. Pode-se imaginar por que tantas famílias cuidam tão bem de seu cãozinho e o considera um membro da própria família?


É inexplicável a imensa alegria que esses bichinhos trazem para nós. Pessoas ocupadas que trabalham o dia inteiro, não vêem a hora de voltar para casa, onde vão ser recebidas com lambidas, pulinhos, puxões na calça, balançadas de rabo e muito amor. É gente, amor mesmo!!!


Os cães são muito fiéis aos seus donos e devotam um grande amor e respeito por eles. Mesmo os mais desobedientes não deixam de demonstrar a tristeza na hora da partida e a imensa alegria na hora do tão esperado retorno. Pesquisas científicas comprovam o quanto esse e outros bichinhos de estimação podem ajudar no tratamento de crianças e adultos doentes. É bom lembrar que a média de vida desses animais varia de 10 a 15 anos. Tempo demais para não se apaixonar! “Eles nunca vão te abandonar, nem mesmo ameaçar fazer isso”.


E com o tempo, começam a surgir os sinais do avanço da idade. Já não conseguem mais nos acompanhar numa caminhada, os dentes começam a cair e não enxergam mais direito. Algumas doenças como problemas cardíacos e renais, merecem uma atenção especial, pois são desconhecidas pela maioria dos proprietários. Em qualquer sinal de anormalidade é importante levar seu cãozinho para o Médico Veterinário.


E nós veterinários de pequenos animais, dedicamos boa parte do nosso dia para tentarmos trazer de volta a saúde a nossos incomunicáveis pacientes que às vezes através de uma mordida demonstram sua dor. Dor esta muitas vezes incompreendida e quando percebida o organismo não suporta mais. Não ignore qualquer sintoma de doença do seu cão, pois a saúde dele depende da sua boa ação. “Quanto mais conheço os homens, mais eu amo os animais”.


Mylena Andréa Oliveira Torres
Médica Veterinária do Hospital Veterinário da Faculdade INTA.

Um comentário:

Ana disse...

Realmente o cão hoje é um membro da família e devemos respeita-lo e ama-lo cada vez mais