quinta-feira, 5 de junho de 2008

Conheça o Afghan Hound

O Afghan Hound tem aparência nobre e majestosa. Corajoso, doce e sensível, é um cão inteligente e um pouco desconfiado com estranhos. "Ele tem o rei na barriga", define a criadora Heloísa Quintano da Silva, do Canil Just Delight, de Cotia (SP).

"Ele é apaixonante, paciente e não é agressivo com crianças." Segundo ela, essa raça detesta solidão, é extremamente amorosa e, em geral, entrega o amor dela a uma só pessoa. "Mas o que ele gosta mesmo é de ter um sofá ou tapete para dormir", diz.

Alto e magro, sua altura varia de 65 a 75 centímetros e o peso entre 23 e 25 quilos. "O que se vê são os pêlos", diz Heloísa.

A pelagem dá trabalho e deve ser escovada freqüentemente. A criadora faz uma mistura de condicionador e água e borrifa nos pêlos do animal para ficarem mais fáceis de desembaraçar. Suas cores mais comuns são dourada, preta tricolor e preta com marrom.

Muito limpo, este cachorro não gosta de ficar em lugar sujo. "Um jornal é suficiente para demarcar o espaço para ele fazer suas necessidades fisiológicas", afirma a criadora.

Porte: Grande
Origem: Afeganistão

Curiosidade
O primeiro cão clonado no mundo, em 4 de agosto de 2005 por cientistas da Coréia do Sul, foi um da raça Afghan Hound, chamado Snuppy.


História

A raça originou-se no Afeganistão, provavelmente trazida por povos nômades que cruzavam o país tendo como destino a China e Índia. Originalmente, era usada para caçar lobos, raposas e gazelas. Quando chegou à Europa e à América do Norte, foi transformado em cão de luxo, por causa de sua beleza.

Nenhum comentário: