Uma empresa da Coréia do Sul anunciou hoje ter clonado com sucesso quatro cães capazes de sentir o odor de cânceres em humanos.
Os quatro labradores negros nasceram no mês passado de um feto, por sua vez clonado, de Marine - uma cadela de seis anos e meio treinada no Japão para detectar, mediante o olfato, o câncer nos pacientes, explica a empresa RNL Bio em comunicado.
A clonagem dos quatro animais, solicitada pela empresa japonesa de células-tronco Seems, foi realizada por uma equipe da Universidade Nacional de Seul, chefiada pelo professor Lee Byeong-Chun e verificada pela escola de medicina do mesmo instituto.
Seems pediu a clonagem uma vez que Marine havia sido submetida a uma cirurgia de extirpação do útero.
"Graças à tecnologia da clonagem, Marine foi capaz de preservar seus genes", acrescenta o comunicado publicado no site da RNL Bio na internet.
Os labradores clonados serão enviados em breve ao Japão para serem treinados como Marine. Dois deles serão depois vendidos a um preço de pelo menos 480 mil dólares cada.
Pesquisadores de vários países investigam se os cães seriam capazes de detectar cânceres precoces e tratáveis no pulmão, mama, próstata e pele.
Acreditam também que as células cancerosas tenham um aroma particular, diferente das saudáveis que, em teoria, podem ser detectadas por cães em mostras de urina e, até mesmo, na respiração.
Fonte: AFP
terça-feira, 17 de junho de 2008
Empresa sul-coreana anuncia clonagem de cão capaz de sentir odor do câncer
Postado por
J.Lage
às
10:49
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário