Quem é que dá banho no meu cachorro?
Com a correria do dia-a-dia, a praticidade do serviço de banho e tosa oferecida por quase todos os pet shops e clínicas veterinárias é uma ajuda e tanto para os proprietários de cães e gatos. Além da comodidade, considera-se que o serviço, realizado por profissionais capacitados, com produtos e equipamentos adequados, é muito mais eficiente e seguro se comparado ao banho dado em casa. Sem dúvida, esse deve ser o objetivo de todos os prestadores de serviços nessa área.
No entanto, devido à grande demanda e à consequente competição de preços, alguns estabelecimentos têm cometido falhas que comprometem a qualidade do atendimento e podem inclusive apresentar riscos à segurança e saúde dos animais.
E como o bem-estar (ou mal-estar) do animalzinho depende totalmente das escolhas feitas pelo seu dono, seguem algumas dicas para ajudar os consumidores.
Como escolher um pet shop para dar banho em seu melhor amigo
Mesmo que a sua opção seja pelo serviço de táxi dog ou leva e traz, procure conhecer pessoalmente o pet shop e principalmente o salão de banho e tosa. Dessa forma, será possível verificar as condições de higiene da sala, banheiras e mesas, gaiolas, equipamentos de tosa, toalhas, etc. Como, ao longo do dia, dezenas de animais são atendidos nas mesmas instalações, a limpeza, de maneira geral, é a melhor forma para prevenir a transmissão de doenças de pele (micoses) e até para evitar a infestação por pulgas e carrapatos.
Observe como é feito o transporte do seu animal no carro, se existem caixas apropriadas, enfim, se o local é limpo e seguro.
Procure saber quais produtos são utilizados: sabões, shampoos, condicionadores, colônias e assegure-se de que são produtos de uso veterinário, com indicações adequadas e de marcas comerciais idôneas. Afinal, o uso de bons produtos interfere diretamente nos resultados do banho, tanto no embelezamento, quanto para evitar irritações e alergias.
Conheça as pessoas envolvidas no serviço e observe a paciência e carinho com que tratam os animais. Esse é um fator importante, principalmente no caso de gatos ou cães brincalhões, agitados ou bravos. Desenvolvendo amizade com esses profissionais, você terá mais segurança e ficará mais confiante no serviço.
Por último, mas talvez a principal dica é: desconfie de preços muito baixos para esse tipo de serviço. Os custos de água, energia e para manutenção de bons profissionais, bons equipamentos e uso de bons produtos são consideráveis, por isso, milagres nesse caso não existem. Valorize o pet shop que embora mais caro, ofereça um serviço de qualidade. Assim você estará garantindo o bem-estar e terá a certeza de fazer o melhor pelo seu melhor amigo. Ele merece.
Fonte: Médica veterinária Ana Lúcia Senatore
Arca Brasil
sábado, 19 de julho de 2008
ARTIGO - CUIDADOS COM SEU CÃO
Postado por
J.Lage
às
14:35
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário