segunda-feira, 14 de julho de 2008

Xuxa e Lula são os mais lembrados por donos na hora de batizar pets

Laika, Mel e Susi também estão entre os nomes mais recorrentes, segundo veterinário.Tieta, antiga novela da Rede Globo, ainda é lembrada na hora de batizar pet.

Na hora de escolher o nome para o cãozinho de estimação, muitas pessoas buscam referências em filmes e em pessoas famosas que admiram. “A cultura popular gosta de estabelecer vínculos com celebridades e isso acaba refletindo no nome de seus animais”, afirma Carlos Augusto Donini, médico veterinário do Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo.

Segundo Donini, entre os nomes mais recorrentes para fêmeas estão: Laika, Mel, Susi, Xuxa e Kiara. Na lista de nomes masculinos, os mais freqüentes são: Chico, Jack, Beethoven, Lula, Neguinho, Pretinho, Snoopy e Thor. “Snoopy, por exemplo, é tão popular, que muita gente chama qualquer cão da raça beagle de Snoopy”, diz Donini.

Ainda de acordo com o veterinário, há nomes que ficam populares durante anos. “Lassie e Rin Tin Tin deram nomes a cães durante décadas e décadas.” Segundo o veterinário, outro nome recorrente no fim dos anos 80 foi Tieta, em alusão à novela exibida pela Rede Globo.

Identificação animal
Na cidade de São Paulo, cães e gatos podem tirar seu Registro Geral Animal (RGA), que funciona como uma espécie de carteira de identidade. O animal recebe uma plaqueta com um número, que deve estar presa à coleira. Segundo Donini, o RGA é uma forma de facilitar a identificação do bichinho de estimação, caso ele se perca.

Ao todo, são aproximadamente 393 mil registros na cidade de São Paulo até o fim de 2007, sendo que cerca de 307 mil são cães e 86 mil, gatos. Dos cães, 43% dos registrados são sem raça definida (vira-lata); 17%, poodle; 5%, cocker. Entre os gatos, 81%, são sem raça definida (vira-lata) e outros 15% são siameses.

Fonte: G1

Nenhum comentário: