São nas férias que as crianças têm mais tempo para ficar com seus animais de estimação. Mas e quando o animal é malcriado a ponto de ficar difícil até caminhar na rua com ele? Para ensinar técnicas simples que podem facilitar o convívio da família com seu cão, a Polícia Militar (PM) oferece o curso de Adestrador Mirim para crianças entre 8 e 12 anos.
Além de informações teóricas sobre a posse responsável, os participantes terão aulas práticas de técnicas para condicionar o animal. “As crianças aprendem a aplicar em seus cães os comandos básicos para a educação deles”, explica a comandante do Canil da PM, Eliete Aparecida Tavares Ramos.
Os comandos tão conhecidos nos filmes, como “andar junto”, “sentar”, “deitar” e “ficar”, são alguns dos quais o animal aprenderá a executar. No dia-a-dia, essas técnicas servirão para que o animal se comporte durante os passeios ou respeite as visitas, por exemplo.
“Se o animal não for condicionado, ele pode ter o domínio sobre o dono e só fazer o que tem vontade”, argumenta a sargento. Sobre a posse responsável, as crianças aprenderão sobre cuidados de higiene e cidadania com seu animal de estimação.
No final do curso, o dono recebe um certificado. O curso é gratuito e será realizado em três sábados - hoje e dias 12 e 19, das 8h às 13h. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas na Base Leste, no Mary Dota. Até anteontem à tarde, 12 pessoas já haviam se inscrito para o curso que está em sua quarta edição.
• Serviço
A Base Leste da PM fica no Mary Dota, na rua Paulo Fernando de Souza Brandão, s/n.º. É necessário que a criança e um responsável compareçam na base para fazer a inscrição. O telefone para mais informações é 3239-0226.
Fonte: Jornal de Bauru
Nenhum comentário:
Postar um comentário